A corresponsabilidade pelo seu desenvolvimento é sua!

Aonde você quer chegar a sua história? Que alvo você quer atingir em sua vida? Você acorda estimulado a viver o dia que a vida lhe oferece a cada manhã que você acorda?

Se você não consegue responder estas questões, você precisa aceitar esse desafio e dar um novo rumo a sua vida! A gestão de pessoas está sendo desafiada a manter e prover uma sinergia com as estratégias corporativas.

No que chamamos atualmente de era do conhecimento, um novo posicionamento se faz necessário, para que os funcionários e as organizações possam desenvolver o pleno potencial empreendedor e inovador de seus colaboradores. Outra questão que causa problema nas antigas convicções de gestão de pessoas, que precisa ser revisto, é o fato de que os gerentes e gestores são os principais envolvidos com a formação e potencialização dos talentos dos membros de suas equipes.

Os colaboradores, por sua vez, também costumavam ser conduzidos a esperar que as ações relacionadas ao seu desenvolvimento viessem da sua própria organização, não procurando assim o seu autodesenvolvimento e auto-aperfeiçoamento. A adoção de um programa de acompanhamento e um posicionamento pró-ativo e a corresponsabilidade pelo desenvolvimento pessoal dentro da empresa, e em sua vida pessoal, é seu.

Hoje mentoring e gestão por competências são necessidades que
surgem de forma latente, e por sua vez as técnicas de mentoring estão atuando na potencialização de talentos em programas específicos. As empresas que conseguirem manter maior maleabilidade em seus processos e rotinas para atender e fidelizar clientes cada vez mais exigentes estarão em vantagem neste panorama de rivalidade.

O mentoring oferece técnicas e ferramentas cientificamente validadas para que os indivíduos elevem os níveis de satisfação e felicidade, com foco em maiores realizações, no autoconhecimento, no autodesenvolvimento, em competências de liderança e bons relacionamentos, alcançando resultados extremamente elevados em si mesmos e em outras pessoas. Voltado para os indivíduos que desejam trabalhar o aumento de resultados pessoais, o Mentoring visa contribuir para o alcance de tudo que é necessário para ter uma vida plena, repleta de conquistas, satisfações e realizações, seja para ter relacionamentos mais duradouros, mais qualidade de vida, mais autoestima ou mais autoconhecimento Objetivos: – Aprimorar o equilíbrio e a harmonia interiores; – Ter autocontrole emocional; – Aumentar a sua autoestima; – Elevar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; – Identificar e superar obstáculos e bloqueios do dia a dia; – Superar o medo, a ansiedade e as crenças limitantes; – Ficar em equilíbrio com seus valores e missão de vida; – Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude; – Aumentar os resultados financeiros e conquistar estabilidade; – Potencializar a disposição, a energia e a saúde; – Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo.

O modo multitarefa imposto pelo estilo de vida atual tem trazido desassossego à vida das pessoas. O inesgotável fluxo de informação, aliado ao apelo das novas tecnologias e mídias, trouxe implicações à administração das agendas, dada a necessidade de tornar os dias cada vez mais produtivos. Ter de escolher um compromisso em detrimento de outro tem sido alternativa constante para um número cada vez maior de pessoas, as quais não conseguem dar conta de suas agendas e buscam por alternativas que as ajudem a superar esse desafio e imprimir mais
qualidade de vida às suas rotinas, mas não sabem como fazê-lo nem por onde começar. Os recursos do mentoring têm sido opção frequente pela forma prática e assertiva com que conduz as questões a serem trabalhadas.

Conquistar o equilíbrio e viver em harmonia em todos os aspectos, com um plano de ação bem definido, foco nos padrões positivos, objetividade no cumprimento de metas, melhora do desempenho e ainda mantém sob controle a administração do próprio tempo. Os conceitos vivenciados nas sessões de mentoring sugerem uma abordagem integral, além de envolver aspectos convencionais do processo, estabelece um plano de transformação pessoal, pela aquisição de um maior nível de gestão e consciência do potencial de realização.

Esses são alguns aspectos que podem ser conquistados através de um trabalho realizado em parceria entre mentor, mentoring e cliente com foco na organização, disciplina e determinação durante todo o processo de mentoring, capaz de promover mudanças positivas a partir de novas perspectivas, propiciando um expressivo aumento do nível de satisfação e produtividade. A abordagem é prática e focada essencialmente nos resultados almejados pelo cliente. Com tudo isso, somado ao acolhimento e respeito profundos às questões e à individualidade do cliente, é possível alcançar resultados muito mais rápidos e seguros.

Há processos personalizados às mais variadas faixas etárias, como Mentoring para Crianças a partir de quatro anos de idade e Mentoring para Jovens; e também às questões específicas como emagrecimento, relacionamentos, novos projetos de vida. A mentoring trabalha com diversas áreas da vida como lazer, finanças, intelectual, emocional, espiritual, saúde, relacionamentos sociais e familiares, profissionais e outras. Para uma ou mais áreas, o Cliente entrará em contato com novos conhecimentos, escolhas conscientes e ações significativas para ampliar suas realizações. Mentoring é ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento pessoal ou profissional.

Para aqueles que estão dispostos a ampliar seus horizontes ou empenhados em dar um novo rumo à vida. Para os interessados em diversificar, revisar, ampliar o seu perfil de competências profissionais e pessoais, tomando nas mãos a liderança da sua vida de maneira geral e
assumindo a responsabilidade pela busca de resultados e auto realização. Proporciona identificar a forma como pensamos e estabelecer mudanças através do esclarecimento de “pontos cegos”. Esclarecendo e possibilitando escolhas mais adequadas e relevantes aos objetivos e valores, impulsionando o autodesenvolvimento. O processo conta com uma base sólida, material rico e individualizado para a reflexão e apropriação de forças e recursos.

Benefícios do mentoring : – (Re)descoberta de possibilidades de ação em todos os âmbitos da existência; – Aprimoramento e atualização pessoal e profissional; – Descoberta de novas formas de ação; – Revitalização funcional; – Desenvolvimento de um plano de ação; – Conquista de metas e objetivos; – Revisão do projeto de vida pessoal e profissional. Através da capacitação do mentorando na auto-realização e na busca de suas conquistas, o mesmo obtém uma vida mais equilibrada com a definição clara de seus pontos fortes, comportamentos a melhorar, crenças limitantes, seus valores, missão e propósito de vida. O mentor ajuda o mentorando a descobrir o que realmente é importante para sua vida e o auxilia no desenvolvimento de um plano de ação para a realização desse objetivo. Também ajuda a eliminar possíveis obstáculos ou bloqueios que apareçam no meio dessa empreitada. “Ser ou não Ser”; esta é uma antiga questão pela qual eu vejo muitas pessoas se debaterem sem encontrar respostas.

É comuns pessoas que sabem o que querem “ser”, mas se ocupam em atividades de sobrevivência, por que temem pagar o preço do que querem, por que estão muito mais preocupadas com o que os outros pensam, com o que vai dar mais dinheiro e vão adiando o seu verdadeiro sentido de estarem vivas neste curto espaço de tempo e perdem a possibilidade de serem felizes e realizarem aquilo que vieram cumprir em suas histórias de vida.

Aonde você quer chegar a sua história? Que alvo você quer atingir em sua vida? Você acorda estimulado a viver o dia que a vida lhe oferece a cada manhã que você acorda?

Se você não consegue responder estas questões, você precisa aceitar esse desafio e dar um novo rumo a sua vida! Muita gente talvez não saiba resolver estas questões, porque gastam todo seu tempo olhando para fora, e esquece o seu verdadeiro centro interior. O psicólogo Carl Jung diz que quem olha pra fora adormece e quem olha pra dentro acorda. Quando nos ocupamos demais com coisas sem sentido, sem propósito, em opiniões que não são as nossas, perdemos o nosso centro e o nosso sentido na vida, e ficamos como bolinhas de isopor à maré das circunstâncias.

Acerte o alvo e desperte os seus potenciais adormecidos. Ponha seus talentos a serviço de sua história e seja feliz! Mentoring é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa) trazendo efeitos positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (mentor) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente (mentorando). Trata-se de arte e ciência, pois é um conjunto de conhecimentos que visam facilitar o alcance de resultados, proporciona a expansão significativa de desempenho pessoal e profissional. Os elementos chaves deste processo são foco, ação, sentimento/sensação, evolução continua e resultados.

A metodologia é focada nas ações para realização de metas e desejos. Para isso é necessário que seja realizada uma investigação detalhada do que o mentorando realmente deseja para que sejam operadas verdadeiras transformações, bem leva-lo a um estado de reflexão e conscientização sobre si mesmo. O processo mentoring pode ajudar a você a vencer esta dificuldade inercial e acertar o alvo, a despertar o autor de sua história e significá-la. Não deixe pra manhã o que você pode fazer hoje.

Fonte: Artigo de minha autoria publicado  em 2015(Editora Pragmatha) na Coletânea do Livro Gestão Pessoal para Excelência profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s