Como a mentoria pode auxiliar sua vida e seus negócios.

Quando se administra uma empresa, seja ela pequena ou grande, se quer muita responsabilidade, senso de equipe,  espírito de liderança e principalmente capacidade de inovação.

Se transformar em um administrador/gestor de alta performance, com grandes êxitos,  não acontece num toque de mágica. É preciso muita dedicação, persistência, estudo, compromisso e sobretudo vontade de crescer por parte do profissional.

No ambiente corporativo, para que isso ocorra, contamos com diversas ferramentas  de RH capazes de promover este desenvolvimento. Uma delas é a Mentoria, um processo que visa melhorar o desempenho do colaborador e gerar mais lucro à empresa. (Afinal de contas um funcionário feliz rende mais e torna o clima organizacional mais propício para inovações).

Esta metodologia baseia-se na busca do aprimoramento de estratégias e desenvolvimento das habilidades profissionais com ajuda de um mentor com experiência no mercado.

Com base em seu conhecimento na área, o mentor orienta um outro profissional, faz críticas construtivas, provoca insights, traz exemplos do meio corporativo e prepara o colaborador para que ele desenvolva suas competências e esteja o mais preparado possível para enfrentar o mercado de trabalho.

O foco da mentoria é promover reflexão ao colaborador, além de ajudá-lo a alcançar seus objetivos e aperfeiçoar a sua carreira. O papel do mentor neste contexto é estimular o desenvolvimento do profissional, eliminando suas deficiências e contribuindo para seu crescimento.

Vantagens da Mentoria

  • Fornece orientação com vivência de mercado;
  • Gera percepções e soluções a partir de situações reais na empresa;
  • Desenvolve as habilidades do colaborador;
  • Possibilita novos caminhos para os processos no dia a dia da organização;
  • Promove networking;
  • Propicia plano de carreira;
  • Desenvolve planejamento na empresa;
  • Permite crescimento da organização, dando a ela um diferencial competitivo no mercado em que atua;
  • Gera parâmetros para gestão de crise;
  • Fornece direcionamento ao profissional, aumentando a sua qualidade de vida.

O conceito de Mentoria muitas vezes é tratado como sinônimo de Coaching e, embora as duas metodologias tenham a finalidade de proporcionar ajuda para que as pessoas alcancem seus objetivos, são processos distintos. O primeiro refere-se à busca por tornar o colaborador mais eficiente quanto aos processos que ele realiza em uma empresa.

Coaching, por sua vez, é uma formação que não exige que o tutor tenha experiência na área de atuação do cliente. Isso porque o Coach entende que a pessoa já possui as respostas para aquilo que precisa ser mudado, mas não possui as técnicas e ferramentas necessárias para chegar a elas. Para tanto, o Coaching promove um processo de autoconhecimento capaz de gerar um plano de ações que o levará ao alcance de suas metas.

Você já conhecia o conceito de Mentoria? Já aplicou o processo na sua empresa? Quer saber como podemos te auxiliar a ser o Mentor da sua empresa? Entre em contato e agende sua sessão.

Fonte: parte do texto extraído do artigo publicado no site IBC – Instituto Brasileiro de Coaching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s