Mais de 600 profissionais são recrutados no Rio Grande do Sul para trabalhar em projeto da ONG Elo Social

Pessoas com formação superior irão compor o corpo técnico do projeto Elo Social Lixo 10. A expectativa é que as atividades sociais desenvolvidas pelos selecionados beneficiem aproximadamente 15 mil gaúchos de comunidades em situação de risco em sete regiões do Estado. A iniciativa tem como objetivo atuar no aspecto social como um meio para tratar do descarte correto de resíduos.

Mais de 600 profissionais, graduados nas mais diversas áreas do conhecimento, tomaram posse no projeto “Elo Social Lixo 10”, uma iniciativa da Confederação do Elo Social Brasil, ONG que atua em nível nacional com o objetivo de combater as desigualdades sociais. Os profissionais irão atuar em regime CLT, em atividades multi e transdisciplinares no desenvolvimento do projeto que propõe soluções para o tratamento adequado dos resíduos sólidos do Brasil e das comunidades internacionais, através dos produtos e serviços que são ofertados para os entes federados e iniciativa privada. A primeira capacitação para o início das atividades aconteceu no final de semana de 07 de abril na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e dia 08 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em 14 de abril, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul sedia a cerimônia de posse e treinamento dos profissionais recrutados na região.

A mentoring Karen Waechter, presidente da Seccional Porto Alegre da ONG Elo Social Brasil, explica que o projeto é agenciado Grupo INER do Brasil e SINDETAP, que está contribuindo para a implementação da Lei n. 12.305/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 27 estados brasileiros e Distrito Federal. Através de consórcio firmado entre o INER do Brasil, SINDETAP, ELO SOCIAL e COOPERINER, serão instalados centros de triagem e transbordo, além de usinas incineração de Resíduos Sólidos Hospitalares, compostagem e briquetes e Crematório de Animais em sete regiões do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Mestre em Direção de Recursos Humanos, Karen Waechter também foi responsável pelo processo de seleção e treinamento dos profissionais. “São advogados, bacharéis em direito, assistentes sociais, psicólogos, administradores, além de outros técnicos, que irão atuar diretamente no desenvolvimento do projeto e oferecer atendimento gratuito à população em regiões de vulnerabilidade social. Além do viés ambiental, o projeto Elo Social Lixo 10 tem como foco a inclusão. Trabalhando com o aspecto social, como educação, formação e saúde, conseguimos envolver melhor a sociedade como um todo neste grave problema que é a destinação correta dos resíduos”, esclarece ao lembrar que ações do gênero têm maior potencial para trazer resultados permanentes. Segundo ela, a estimativa é que 15 mil pessoas de regiões carentes sejam beneficiadas.

Karen conta que o processo de seleção dos profissionais iniciou entre fevereiro e março de 2018. “Recebemos mais de 218 mil inscrições e, após uma pré-seleção, realizamos 891 entrevistas e chegamos a 695 candidatos aptos a integrar o projeto no Rio Grande do Sul”, revela. Em regime CLT, serão contratados 63 profissionais para cargos de diretoria da ONG em Porto Alegre, que iniciam as atividades conforme data informada através da Confederação do Elo Social, através do Seu presidente Nacional  e presidente Estadual.

Além da cerimônia de posse das diretorias, o final de semana foi dedicado ao curso de cidadania, com atividades envolvendo a integração dos envolvidos. A primeira usina será instalada no bairro Restinga. Rafael Barcellos, empresário da região, participou do evento e apoiou o projeto informando ser prioritário para a comunidade. Além de educação inclusiva e cidadania, serão gerados muitos empregos diretos e indiretos na região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s