Carreira de  escritor: como obter sucesso num mercado difícil no Brasil

A mentoring Karen Waechter, professora de pós-graduação e autora de livros, deixa dicas para escritores sobre gestão de carreira. 

Espremida entre outros hábitos dos brasileiros, conquistar leitores e empreender no mercado da escrita pode ser um desafio ainda maior. Segundo dados de pesquisa da Fundação Pró-Livro e Ibope, apenas 24% da população no país têm o hábito da leitura. E isso, evidentemente, afeta também o processo de se sustentar uma carreira de escritor. As estratégias serão essenciais, explica a mentoring Karen Waechter.

Professora de pós-graduação e também autora de publicações, Karen explica que ganhar a atenção dos leitores e também das editoras requer esforços que não são muito diferentes, em essência, de qualquer empresário. “Gestão da carreira, planejamento e estabelecer metas são questões transversais a qualquer profissional e não há porque pensarmos diferente no que se refere à vida de escritor”, explica a mentoring.

Segundo ela, isso vai desde encontrar a linha de trabalho, pesquisar autores que também falem do assunto e traçar o plano de ação para as divulgações. “Nem tudo que funciona numa visão de marketing de vendas, por exemplo, vai funcionar na área”, explica. Nesse sentido, ela aconselha os autores, principalmente iniciantes, a caprichar na apresentação. Site do escritor, com e-books gratuitos, por exemplo, costumam funcionar bem para formação de um público leitor. As estratégias de redes sociais também devem ser planejadas de acordo com a linha de trabalho.

“Marcar presença em palestras e eventos, ter um material de apresentação para as editoras e usar redes de autopublicação são passos essenciais”, esclarece. Ela também fala sobre as fontes de financiamento, seja via leis de incentivo, seja buscando parceiros é uma forma de viabilizar financeiramente os projetos. Karen destaca ainda a importância de gerenciar a carreira e o tempo. “Em geral, os autores têm outras atividades. Mas, para se consolidar na área de atuação, precisam gerenciar também os processos de escrita, exercitando diariamente e mantendo contato com o público leitor. E isso pode ser feito via blog e redes sociais também”, finaliza.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s