De grupo de mães empreendedoras, nasce uma incubadora de novos negócios com foco em sustentabilidade

Após cerca de seis meses de um trabalho frutífero, a mentoring Karen Waechter e a Eco Lógica – Fraldas de Pano Ecológicas e Maternagem sustentável iniciam uma outra etapa no processo de apoio a mães empreendedoras. A partir de março, começa a funcionar uma incubadora de empresas gerenciadas por mulheres, gestantes ou com filhos pequenos, cujos negócios tenham foco em sustentabilidade.

Karen Waechter conta que, em conjunto com as sócias da Eco Lógica, realiza cafés com mentoria com grupos de mulheres empreendedoras. Nos encontros, elas recebem informações, compartilham conhecimentos e são orientadas sobre as melhores práticas para seus empreendimentos. Mestre em Direção de Recursos Humanos, Karen lembra que o empreendedorismo é uma alternativa de geração de renda para muitas mulheres que não encontram (ou não querem) um emprego nos moldes clássicos em função da maternidade.

“Seja para dedicar mais tempo ao filho, seja por preconceito do mercado de trabalho, fato é que muitas brasileiras buscam no sonho de ter o próprio negócio uma forma de garantir a renda familiar, independência financeira, realização profissional e cuidados com as crianças”, explica.

Funcionamento da incubadora

Serão oferecidas quatro modalidades.

  1. Pré-residência, com tempo determinado. A empreendedora irá apresentar a ideia de negócios e terá auxílio para estudo de viabilidade, definição dos primeiros passos e constituição da pessoa jurídica;
  2. Residência: destinada a empresas constituídas ou em fase final de constituição. Nesta modalidade, os empreendimentos candidatos já deverão ter plano de negócios, capital de giro mínimo e processo de produção estabelecido. As residentes terão, além do apoio de mentoria, espaço físico na incubadora com diversos itens de infra-estrutura;
  3. Empresas não residentes: As não residentes deverão ter os mesmos pré-requisitos das residentes, porém sem necessidade de espaço físico. Ou seja, são empresas que não têm necessidade de um local fixo para operar, mas que ainda assim mantenham vínculo com a incubadora.
  4. Empresas graduadas: são aquelas que já completaram os ciclos anteriores e já se encontram em maior grau de maturidade, porém ainda mantendo o vínculo com a incubadora.

Em todas as etapas, o tempo de permanência em um estágio ou outro será definido em conjunto, compatibilizando metas e prazos de execução. Cada negócio terá acompanhamento individual, permitindo que as empreendedoras adquiram experiências e conhecimentos essenciais para o sucesso do negócio.

Seleção de empresas incubadas

As candidatas deverão preencher um formulário de registro de interesse. Após, será agendada uma reunião em que a responsável pelo empreendimento apresenta o pitch do projeto (ou seja, uma explanação breve). Feito isso, será realizado diagnóstico sobre qual modalidade de incubação é mais adequada e definição de cronograma de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s