1º Torneio Empreendedor Mentoring

Secretaria de Empreendedorismo de Esteio e Mentoria Empreendedora criam torneio voltado para jovens empreendedores. Objetivo é estimular a educação empreendedora.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre alunos de graduação, colaborando para uma educação mais efetiva no que tange aos temas do mundo dos negócios, a mentoring Karen Waechter e a Secretaria de Empreendedorismo da  Prefeitura de Esteio o 1º Torneio Empreendedor.

As atividades acontecem de 15 a 17 de maio, com desafios temáticos inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os integrantes de cada uma das equipes vencedoras receberão como premiação seis meses de mentoria para o desenvolvimento de seus projetos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via internet até 23h 59min do dia 14 de maio.

A mentoring Karen Waechter, professora universitária e de e pós-graduação explica que não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre empreendedorismo. Ao longo dos dias de atividades, os participantes terão oportunidade de aprender sobre pontos cruciais para o desenvolvimento de projetos empreendedores.

“A ideia do torneio, promovendo essa competição auxilia também no entendimento sobre concorrência leal. Todos terão as mesmas oportunidades e tenho certeza que será uma decisão bem difícil”, comenta Karen.

As inscrições deverão ser feitas em grupos de quatro pessoas, que podem ser estudantes de graduação ou graduados de qualquer área do conhecimento. Os participantes também não precisam ter já uma ideia de negócio, explica a docente. “A ideia é contribuir com a educação empreendedora como um todo. Muitas pessoas têm o desejo de empreender, mas ainda não têm nada definido. Ou, do contrário também acontece: o futuro empreendedor tem uma ideia estabelecida, mas não é viável na prática”, esclarece.

Em resumo, explica a mentoring: “Basta ter vontade de aprender, reunir um grupo e escolher um dos quatro desafios temáticos que englobam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

A listagem completa dos desafios e objetivos está no edital publicado no site karenwaechter.com/torneio. As avaliações serão feitas por integrantes de comissão julgadora que reúne representantes da Prefeitura de Esteio e profissionais com atuação de mercado e acadêmica. Os critérios de avaliação são: a elaboração do projeto; o perfil empreendedor do grupo; o potencial inovador do negócio; clareza e criatividade na a apresentação, respeito ao tempo limite e capacidade de convencimento da banca. Cada desafio temático terá um grupo ganhador.

Grade de programação

 

Etapa Data e Horário Assunto
Etapa 1– Aquecendo as Turbinas 15 de maio (quarta feira) 14h00min às 16h00min Apresentação de oportunidades de projetos para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Da ONU
Etapa 2 – Entrando na pista 15 de maio (quarta feira) 16h00min às 18h00min Reconheça e identifique as suas habilidades e propósitos perfis e competências
Etapa 3 – Subindo no avião 16 de maio (quinta feira) 14h00min às 16h00min Identifique problemas e clientes reais e comece a criar ideias com potencial de gerar impacto e resolver problemas de verdade
Etapa 4 – Entrando na cabine de comando 16 de maio (quinta feira) 16h00min às 18h00min Construa um MPV mínimo produto viável de negócio inovador e comece os primeiros protótipos e testes para validar a sua solução
Etapa 5 – Voando plenamente 17 de maio (sexta feira) 14h00min às 18h00min Apresente os teus resultados para toda a comunidade empreendedora local e celebre a tua capacidade de empreender e de entregar resultados transformadores
Etapa 6 – Preparando o pouso 18 de maio (sábado) 08h00min às 18h00min Análise dos grupos pelo Mento ria Empreendedora
Etapa 7 – Voltando a terra 19 de maio (domingo)

18h00min

Entrega dos Prêmios para os vencedores

Desafio Temático 1 – Desafios Sociais

ODS 1 – “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”

ODS 2 – “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”

ODS 3 – “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

ODS 4 – “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”

ODS 5 – “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”

ODS 10 – “reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”

ODS 16 – “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”

DESAFIO TEMÁTICO 2 – Desafios Ambientais

ODS 6 – “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” ODS 7 – “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos”

ODS 12 – “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”

ODS 13 – “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”

ODS 14 – “conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”

ODS 15 – “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade”

ODS 17 – “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”

DESAFIO TEMÁTICO 3 – Desafios Econômicos

ODS 8 – “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”

ODS 9 – “construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”

ODS 11 – “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”

DESAFIO TEMÁTICO 4 – Desafio Livre

Nesta modalidade, os participantes podem inscrever atividades que não estejam relacionadas aos eixos acima citados, mas que se pautem pela inovação como forma de resolver problemas da sociedade contemporânea.

torneio

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s